A SPEL é parceira do Projeto Europeu MEDIS – Mediterranean Inclusive Schools, o qual tem a duração de três anos e conta com os seguintes parceiros: Espanha, Chipre, Grécia, Bulgária, Itália e Portugal.
O objetivo principal do projeto visa reforçar e consolidar a coesão social, a educação intercultural e a língua local num quadro multilingue de migrantes recém-chegados às escolas básicas e secundárias através do Programa de Escolas Inclusivas do Mediterrâneo.
O produto final do projeto consiste em que 90 escolas de países do Mediterrâneo implementem programas inclusivos para facilitar a integração das crianças provenientes de diferentes contextos culturais e linguísticos.
Os resultados do projeto serão:
• Adaptar o Plano LIC (*Llengua, Imigració i Cohesio social* – Língua, Imigração e Coesão social) a ambientes específicos, com base nas necessidades e no estudo dos contextos e complementá-lo com outras iniciativas bem-sucedidas para aprimorá-lo no âmbito educacional;
• Aumentar as competências profissionais da escola através de formação para a capacitação em metodologias inclusivas e abordagens pedagógicas;
• Aumentar a inclusão social em pelo menos 90 escolas em Espanha, Grécia, Itália, Chipre, Bulgária e Portugal, implementando e validando o Programa MEDIS;
• Influenciar as políticas estabelecendo contactos, assinando acordos e elaborando recomendações de políticas para os decisores a todos os níveis;
• Sensibilizar para o problema da inclusão social de crianças migrantes nas escolas e promover a diversidade cultural e a tolerância nos ambientes escolares.
Descarregue aqui a brochura do projeto.
Consulte a página do projeto aqui: https://medisinclusiveschools.eu/
Acrónimo | Medis - KA3 |
Título | MEDIS – Mediterranean Inclusive Schools |
Programa | Erasmus+ |
Ação-chave | Apoio à reforma das políticas |
Referência | 592206-EPP-1-2017-1-ES-EPPKA3-IPI-SOC-IN |
Estado | Encerrado |
Data de início | 15-01-2018 |
Data de fim | 14.01-2021 |
Parceiros | World University Services of the Mediterranean-Wusmed (Spain - Coordinator);
Sdrudzenie Znam I Moga (Bulgaria); Kentro Mrimnas Oikogeneias Kai Paidiou (Greece); Departament D'Ensenyament - Generalitat de Catalunya (Spain); Regionalno Upravlenie na Obrazovanieto Sofia Grad (Bulgaria); Sociedade Promotora de Estabelecimentos de Ensino Lda. (Portugal); Cesie (Italy); HFC Hope for Children CRC Policy Center (Cyprus) |
Website | https://medisinclusiveschools.eu/ |