A SPEL é parceira do Projeto Europeu MEDIS – Mediterranean Inclusive Schools, o qual tem a duração de três anos e conta com os seguintes parceiros: Espanha, Chipre, Grécia, Bulgária, Itália e Portugal.

O objetivo principal do projeto visa reforçar e consolidar a coesão social, a educação intercultural e a língua local num quadro multilingue de migrantes recém-chegados às escolas básicas e secundárias através do Programa de Escolas Inclusivas do Mediterrâneo.

O produto final do projeto consiste em que 90 escolas de países do Mediterrâneo implementem programas inclusivos para facilitar a integração das crianças provenientes de diferentes contextos culturais e linguísticos.

Os resultados do projeto serão:

• Adaptar o Plano LIC (*Llengua, Imigració i Cohesio social* – Língua, Imigração e Coesão social) a ambientes específicos, com base nas necessidades e no estudo dos contextos e complementá-lo com outras iniciativas bem-sucedidas para aprimorá-lo no âmbito educacional;

• Aumentar as competências profissionais da escola através de formação para a capacitação em metodologias inclusivas e abordagens pedagógicas;

• Aumentar a inclusão social em pelo menos 90 escolas em Espanha, Grécia, Itália, Chipre, Bulgária e Portugal, implementando e validando o Programa MEDIS;

• Influenciar as políticas estabelecendo contactos, assinando acordos e elaborando recomendações de políticas para os decisores a todos os níveis;

• Sensibilizar para o problema da inclusão social de crianças migrantes nas escolas e promover a diversidade cultural e a tolerância nos ambientes escolares.

Descarregue aqui a brochura do projeto.

Consulte a página do projeto aqui: https://medisinclusiveschools.eu/

Acrónimo Medis - KA3
Título MEDIS – Mediterranean Inclusive Schools
Programa  Erasmus+
Ação-chave  Apoio à reforma das políticas
Referência  592206-EPP-1-2017-1-ES-EPPKA3-IPI-SOC-IN
Estado A decorrer
Data de início  15-01-2018
Data de fim  14.01-2021
Parceiros World University Services of the Mediterranean-Wusmed (Spain - Coordinator);

Sdrudzenie Znam I Moga (Bulgaria);

Kentro Mrimnas Oikogeneias Kai Paidiou (Greece);

Departament D'Ensenyament - Generalitat de Catalunya (Spain);

Regionalno Upravlenie na Obrazovanieto Sofia Grad (Bulgaria);

Sociedade Promotora de Estabelecimentos de Ensino Lda. (Portugal);

Cesie (Italy);

HFC Hope for Children CRC Policy Center (Cyprus)

Website https://medisinclusiveschools.eu/