A SPEL é parceira do projeto “Raising the digital literacy of professionals to
address inequalities and exclusion of LGBTQI community”, que decorre entre 2021
e 2023, e contará com instituições parceiras do Reino Unido, Grécia, Luxemburgo,
Roménia e Holanda.

Objetivos do projeto:

No atual contexto emergente da crise de COVID-19, este projeto tem como objetivo proporcionar aos profissionais europeus os recursos necessários para responder melhor às necessidades da população LGBTQI, vítima de exclusão social. Estes recursos irão focar-se nas TIC, uma vez que numa altura em que se pratica o distanciamento social, estas são cada vez mais utilizadas e mais relevantes. Neste sentido, o projeto RAINBO procura explorar este tipo de soluções, com ferramentas e práticas inovadoras, com enfoque na melhoria dos serviços que atendem a população LGBTQI.

Mais concretamente, o projeto irá atuar nas seguintes áreas:
• Apoiar profissionais europeus a incluírem perspetivas LGBTQI no seu trabalho.
Também se pretende que estes profissionais tomem consciência para a interseccionalidade, isto é, quando existe uma combinação de dois ou mais fundamentos de discriminação. Entre estes profissionais estão incluídos agentes de ajuda humanitária, psicólogos, assistentes sociais e profissionais de saúde;
• Melhorar as competências digitais destes profissionais com o objetivo de satisfazer as necessidades dos beneficiários LGBTQI;
• Incentivar a adoção da metodologia do projeto no EFP após a sua conclusão
• Reforçar as redes transnacionais de aprendizagem e cooperação de instituições, Organizações de Sociedade Civil, organismos/serviços públicos, centros comunitários, linhas de ajuda, e dos demais profissionais.
• Promover a inclusão e igualdade social, assegurando a inclusão das pessoas LGBTQI nos contextos de ajuda sanitária, humanitária e económica;
• Sensibilizar a comunidade LGBTQI para as desigualdades médicas e de saúde mental que enfrentam enquanto comunidade.

Resultados finais:

1) A produção de um curso do EFP para 100 profissionais nas diferentes áreas com os seguintes objetivos:
a) melhorar os seus conhecimentos sobre questões de saúde física e mental da comunidade LGBTQI, adotando uma perspetiva de interseccionalidade;
b) adquirir as competências digitais adequadas para fornecer apoio num contexto de distanciamento social;
c) contribuir para a eliminação de preconceitos e estereótipos em relação às minorias sexuais e de género;
d) assegurar que as pessoas LGBTQI sejam incluídas em todos os esforços da assistência médica, humanitária e económica.

2) A criação de uma plataforma de e-learning, que irá:
a) disponibilizar e facilitar o acesso ao curso;
b) sensibilizar para o projeto e divulgar todo o material criado para o mesmo;
c) motivar os formandos e formadores a utilizar os produtos do projeto.

3) O aumento do know-how de todos os membros participantes no projeto no que respeita a práticas, termos e ferramentas para promover a inclusão de LGBTQI nas suas atividades profissionais.

4) A prestação de serviços mais adequados, por parte dos profissionais europeus, à população LGBTQI que está numa situação de exclusão social resultante da crise pandémica do COVID-19.

Acrónimo RAINBO
Título Raising the digital literacy of professionals to address inequalities and exclusion of
LGBTQI community
Programa Erasmus+
Ação-chave KA226 - Partnerships for Digital Education Readiness
Referência  
Estado A decorrer
Data de início
01/06/2021
Data de fim
31/05/2023
Parceiros • CCW – TRAINING ACADEMY LIMITED – UK

• AKMI KATARTISI EKPAIDEYSI ANONYMI ETAIREIA – Greece

• NOVEL GROUP SARL – Luxembourg

• SOCIEDADE PROMOTORA DE
ESTABELECIMENTOS DE ENSINO LDA – Portugal

• HIP – HUB FOR INNOVATION POLICY S.R.L – Romania

• SYMPLEXIS – Greece; STICHTING GLOBAL ALLIANCE FOR LGBT EDUCATION
– Netherlands.

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