SPEL – Sociedade Promotora de Estabelecimentos de Ensino Lda – é parceira no Projeto “POEME – Project leading to an Exhibition for the incorporation of Migrant children into the European school frameworks”, que decorre entre 2021-2023, e terá organizações parceiras de França, Chipre, Bélgica e Grécia.
Objetivos do projeto:
O objetivo geral do Projeto POEME é a inclusão social dos estudantes migrantes, familiarizando-os com a cultura europeia, através do conhecimento da ferramenta cultural mais poderosa: a linguagem.
Trabalhar a linguagem do país de acolhimento, como segunda língua, nas escolas, ajuda a construir riqueza linguística e cultural, ao mesmo tempo que contribui para a realização de um dos mais importantes pré-requisitos para a afirmação dos grupos minoritários.
O POEME pretende fornecer apoio linguístico aos estudantes, em qualquer uma das quatro línguas do consórcio (EN, FR, PT, EL), alargando, simultaneamente, o seu espetro de conhecimentos em cultura europeia e na cultura do país de acolhimento, ajudando-os, assim, no seu desenvolvimento social e emocional. Isto contribui para melhorar o desempenho escolar global dos estudantes migrantes e minimiza o risco de baixos resultados e de abandono escolar precoce.
Reconhecendo os desafios colocados pelo surto da COVID-19, em termos da prestação de educação inclusiva e de qualidade, o POEME pretende dotar educadores e estudantes com materiais adaptados às necessidades, bem como a formá-los para a criação de material educativo inovador e acessível a todos. Assim, serão dados passos para a educação digital e os grupos-alvo estarão preparados para se adaptarem ao ensino à distância.
Resultados finais:
As aspirações do POEME, relativamente aos estudantes (com idades entre os 12 e os 18 anos) e professores de línguas são:
• que adquiram competências numa segunda língua, através da familiarização com a cultura europeia, sentindo-se, assim, em maior unidade com os seus pares locais e compreendendo melhor o seu país de acolhimento;
• permitir que a aprendizagem da língua seja feita através do reconhecimento de tesouros culturais, utilizando ao mesmo tempo metodologias e materiais digitais inovadores, de fonte aberta e inclusivos;
• que aprendam a utilizar tecnologias digitais para comunicar conhecimentos, contribuindo, assim, para a modernização de modelos didáticos na aprendizagem de línguas e para a adaptação ao ensino à distância;
• permitir aos estudantes, migrantes e nativos, criarem estruturas de colaboração, enquanto praticam a língua, através da aquisição simultânea de capacidades de comunicação e de competências transversais.
Acrónimo | POEME |
Título | Project leading to an Exhibition for the incorporation of Migrant children into the European school frameworks |
Programa | Erasmus+ |
Ação-chave | KA226 - Partnerships for Digital Education Readiness |
Referência | 2020-1-FR01-KA226-SCH-095081 |
Estado | A decorrer |
Data de início |
01/06/2021 |
Data de fim |
31/05/2023 |
Parceiros | • Les Apprimeurs, France (applicant organisation);
• C.I.P. CITIZENS IN POWER, Cyprus; • SCS LogoPsyCom, Belgium; • IASIS, Greece; • DIEYTHINSI DEFTEROVATHMIAS EKPAIDEFSIS N PIERIAS, Greece; • SPEL, Portugal |
Website | https://poemeproject.eu/ |